terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Entrevista com Mindy Pires

Mindy Pires é oriunda da ilha do Fogo, membro da igreja do nazareno, vive nos EUA, mas visita regularmente a terra que a viu nascer. Ela é desportista, gosta de jogar futebol, é formada em fisioterapia e tambem em personal trainer na area de ginastica. Mora em Sarasota - Florida desde 1992. Ela é filha do sr. Ovidio Pires.




Como surgiu a ideia deste projecto?




Mindy - Dois anos atras duas das minhas amigas intimas foram vitimas de violencia domestica. Entao senti impotente e pensei no que poderia fazer para ajuda-las nessa situaçao. Voltando para Cabo Verde estive a falar com o rev Gastao sobre a sua visao para a ilha do Fogo e naquele momento surgiu-me a ideia do que poderia fazer para ajudar as mulheres.




Como pensa sustentar o projecto?




Mindy - Crei uma organizaçao nao-governamental nos EUA devidamente oficializada cujo o nome é Battered Women of Cape Verde Islands para apartir dai, arrecadar fundos necessarios para fazer face as despesas de funcionamento. Ja comecei a recolher fundos para construçao de um centro proprio na cidade de Sao Filipe e espero a breve trecho consiguir o suficiente para a materializaçao deste meu sonho. Inclusive, ja consegui thirty thousand dollars ($30.000) e aguardo resposta a um pedido de nove mil dollars (9.000) do governo Americano. Estamos agora em vias de terminar um pedido em duas organizaçoes diferentes com 20.000 dollars cada uma.




Ja tem terreno para construçao?




Ja. Atraves de uma parceria com a igreja do nazareno em Cabo Verde. A propria igreja do nazareno tinha ideia em construir um centro multi-uso em Sao Filipe e desta forma ajuntamos o util ao agradavel.




Fala-nos de outros membro desta associaçao?




Mais de noventa por cento dos membros sao cristaos. Sao pessoas interessadas em ajudar o proximo, ha tres geraçoes de caboverdeanos na associaçao, sao excelentes profissionais em varios sectores da sociedade Americana. Temos medicos, engenheiros, professores, gente capaz e disponivel para trabalhar a favor da nossa terra. Temos tambem uma senhora que é presidente de uma organizaçao nao governamental nos EUA. Ela é bem conhecida. O nome dela é Jan Baptist. De uma forma geral sao pessoas com muito sucesso nos EUA e com carreiras brilhantes.




Este centro é para atender mulheres vitimas de violencia domestica. E os homens? Estes tambem, as vezes, sao vitimas de violencia domestica. O centro tambem os atende?




Nosso objectivo é trabalhar com toda a familia. O centro estara aberto para dar conselhos a todos, seja homem, seja mulher. Temos tecnicos capacitados, formados e preparados para esse tipo de trabalho.




Quer deixar o seu contacto, caso alguem a queira contactar?




Claro, com certeza. Temos um site cujo o endere;o é: http://www.bwcvi.com/. o meu email é: minduba7@comcast.net




Entrevista feita por: Jose Heleno Pereira


Gabinete de atendimento em Sao Filipe

E inaugurado amanha, dia 19, um centro de atendimento a mulheres vitimas de violencia domestica em S. Filipe, na antiga sala costura, apadrinhado pela igreja do nazareno local.
O superintendente do distrito estara presente no acto e far-se-a acompanhar do rev Aderito Ferreira. Para o efeito tambem foi convidado um menbro do governo.
E benvindo o gabinete de atendimento a ilha do Fogo onde, infelizmente, ainda ha homens a bater em mulheres. Estes ainda nao perceberam que o mundo mudou, a escravatura acabou ha seculos e agora homens e mulheres teem mesmo direito.
Os homens do Fogo precisam ler o verso do poeta que escreveu: "as mulheres nao devem ser violentadas nem com flores".
A inauguraçao deste centro é sinal de que aos poucos a ilha do Fogo vai entrado no mundo moderno. Que cheguem mais centros.