terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Donald Wright faz doação à BWCVI


Donald Wright, propietário de uma uma rede de 17 restaurantes "Fast Food"( comida rápida), da conhecida cadeia Mc Donald´s, doou 2 viaturas à BWCVI( Battered Women of Cape Verde Island), organização que suporta o Gabinete de atendimento às mulheres na cidade de S.Filipe.

Esse acto filantrópico de Wright foi oficialmente assinalado num evento levado a cabo pela BWCVI, no Bisca Club em New Bedford.

O evento visava a apresentação do projecto de construção do primeiro centro de acolhimento para as mulheres vítimas da violência doméstica na ilha do Fogo.

Na sua intervenção, Wright falou de experiências que conhece de mulheres vítimas de violência nos EUA. Ele ainda fez questão de dizer que a violência doméstica não é um caso específico de Cabo Verde, mas sim um aspecto da subcultura do país, como acontece, infelizmente em todo o mundo.

Instado a falar sobre a organização que preside, Mindy Pires disse que , a organização que conta com 2 anos de existência, começa agora a ganhar mais visibilidadee a registar alguns avanços.

A presidente ainda falou do grande sonho de ter centros de acolhimento em todas as ilhas do arquipélago. Ela reside em Flórida e não tem medido esforços para conseguir patrocínios para ajudar as vítimas da violência doméstica.

Recorda-se que a BWCVI tem protocolos de parceria com organizações de cariz social como, Liga Nazarena de solidariedade e Rede de Mulheres Economistas de Cabo Verde e é a representante de apoio às vítimas na ilha do Fogo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Encontro com as Vendedeiras de S.Filipe


O Gabinete VdAtiva, organizou no passado Sábado, um encontro convívio com as vendedeiras da cidadde de S.Filipe.

O encontro aconteceu no salão multi-uso do gabinete VidAtiva em S.filipe e contou com a participação de 17 vendedeiras.

O encontro teve como objectivo sensibilizar as vendedeiras sobre a questão da Violência Baseada no Gênero - VBG.

Foi um encontro foi muito participativo e as principais questôes abordadas foram, as causas e os tipos da violência.

O encontro faz parte de uma série de encontros programados com associações, grupos desportivos, etc, no âmbito da programação anual da rede da ilha do Fogo, que tem como coordenadora a Dra Paula Silva , que também é coordenadora técnica do Gabinete.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Que lições as crianças aprendem quando crescem em famílias onde há violência

Quando uma criança cresce num lar onde há violência , ela aprende as seguintes lições:

- A violência funciona - é a solução de problemas e não um problema em sí.
- O lugar mais seguro para mim( a criança) é nos braços do pai/mãe violento.
- O poder é hierárquico e coercivo.
- Maus-tratos e violência reforçam o poder.
- O medo é a emoção que penetra numa relação e controla as interações.
- Aprendem a reagir, não a ter a iniciativa.
- A intensidade determina o reconhecimento - dificuldade em reconhecer emoções de baixo nível.
- Aprendem a concentrar-se nas fraquezas dos outros - pistas de sobrevivência nas próprias famílias de origem encontram-se muitas vezes nos pontos fracos e não nos fortyes.
- Aprendem papéis de género negativos e rígidos e identificaçao
- Gentileza, compaixão e empatia são sinais de fraqueza.

Por Alyce LaViolette, 2001
WWW.AlicyLaViolette.com

Video Conferência sobre a Violência Doméstica e o funcionamento das casas de Abrigo


O ICIEG em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos de América realizou uma video conferência com a participação de uma especialista dos EUA.

A especialista/conferencista foi Alyce LaViolette que trabalha com mulheres vítimas de violência desde 1978. ela é especialista em Gestão Emocional, Aconselhamento em Violência Doméstica para sobreviventes, agressores. e assuntos relativos a questão de Gênero.
A cerimónia de abertura contou com a presença das seguintes personalidades: Ministra da Justiça, Embaixadora dos EUA em Cabo Verde e a Presidente do ICIEG.

Durante a cerimónia foi assinado o projecto de financiamento -" Legislação sobre VBG".

A VidAtiva esteve representada pelo seu administrador, Rev Gastão Correia.

Foi um tempo muito proveitoso, pois houve muita troca de experiência e recolha de subsídios que certamente servirão à nossa organização.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Gabinete VidAtiva completou 2 anos

No paassado dia 19 de Dezembro, o Gabinete VidAtiva, completou 2 anos de existência.
Já é do conheceimento das pessoas que um dos grandes objectivos do Gabinete é dar atendimento às pessoas, principalmente às vítimas da violência doméstica, mas também, organizar actividades de carácter preventivo, tendo em vista a diminuição dos casos da violência doméstica.
A título de balanço apresentaremos alguns dados sobre o que o Gabinete tem feito nesses 2 anos de existência.

Em 2008, o Gabinete atendeu 38 pessoas, sendo 24 vítimas da violência doméstica, de entre essas vítimas, uma é do sexo masculino. ainda é de salientar que o Gabinete realizou 9 actividades de carácter preventivo.

Em 2009, 44 pessoas foram atendidas no Gabinete, sendo 29 vítimas da violência doméstica e 3 homens. Foram feitos 32 encaminhamentos jurídicos e houve 11 decisões jurídicas. quanto às actividades, foram realizadas 10 actividades preventivas.

Tendo em conta que algumas vítimas são pobres, também distribuiu-se alguns gêneros alimentícios para os mesmos.

Para 2010 de entre os grandes objectivos temos, a legalização da associação BWCVI, Battered Womem of Cape Verde Islands em Cabo Verde e o início da construção do Centro de Acolhimento das Vítimas na cidade de S.Filipe, um projecto orçado em cerca de 21.000.000$00.


O Gabinete tem funionado com 2 técnicos de atendimento das vítimas, um técnico administrativo e um responsável da limpeza, e com o apoio da ICIEG, conta com uma psicóloga e um advogado.