sábado, 26 de novembro de 2011

Marcha contra violência doméstica levou dezenas de mulheres às ruas de São Filipe

Dezenas de mulheres percorreram esta manhã as principais artérias da cidade de São Filipe numa marcha cívica, com o objectivo de chamar a atenção de todos sobre a violência baseada no género (VBG).

Marcha contra violência doméstica levou dezenas de mulheres às ruas de São Filipe

A marcha foi organizada pela Comissão Regional de Parceiros do Fogo (CRP), em parceria com o Gabinete de Aconselhamento às Vítimas de Violência Doméstica, “VidAtiva”, em comemoração do dia Internacional pela Erradicação da Violência Contra as Mulheres, que se assinalou ontem, 25 de Novembro.

As participantes desfilaram ao som da música, divulgando mensagens como: “quem bate numa mulher machuca uma família inteira”; “quando maltrata uma mulher deixa de ser homem”.

Após a marcha as participantes assistiram a uma palestra sobre o tema orientada pelo chefe da Esquadra Policial de São Filipe, Justiniano Moreno

Fonte: ASEMANAONLINE

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gabinete VIDATIVA realiza actividades comemorativas ao 25 de Novembro

Programa

Comemoração do Dia Internacional Pela Irradiação da Violência Contra a Mulher 25 de Novembro

Data: Dia 26-11-2011 (Sábado)

08H00 - Concentração dos Participantes – Frente da ONG- VIDATIVA.

09H00 – Marcha

11H00 – Abertura – Presidente da CRP – ENG° Arlindo Brandão.

11H30 – Teatro – Aluno do Curso de DSC- CESP.

12H00 – Palestra – Dr. Justiniano Moreno.

13H30 – Encerramento - Presidente da CRP – ENG° Arlindo Brandão.

ICIEG realiza durante dois dias a V Reunião Nacional da Rede Sol

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) realiza hoje e amanhã, 21 e 22 de Novembro a V Reunião Nacional das Redes de Atendimento às Vítimas de Violência Baseada no Género (Rede Sol) no Centro Paroquial da cidade de Assomada.

Este encontro nacional a ser realizado durante dois dias vai servir de espaço para se decidir os futuros caminhos da rede, avaliar os desempenhos, articular e partilhar as boas práticas, bem como, decidir novas estratégias e consolidar novas perspectivas.
A Rede Sol funciona desde 2004 e está instalado em 8 concelhos do país. Trabalha em prol do apoio e atendimento a vítimas de Violência Baseada no Género (VBG), presta apoio psicológico, jurídico, social, médico e policial de forma gratuita a todos e todas que procuram os seus serviços.

De referir que o encontro vai ser direccionado a membros da Rede Sol, Polícia Nacional, ONG’s, instituições da Saúde e da Justiça, entre outros. A abertura será feita pelo presidente da Câmara de Santa Catarina às 9 horas (dia21) e o encerramento estará a cargo da Ministra-adjunta e da Saúde no dia 22.

Fonte: www.icieg.cv